top of page
icon linkedin
icon instagram
icon dribbble
icon medium

Auto Compara

Transformar o business de comparação de preços e benefícios de seguros em uma plataforma de atendimento 100% digital, proporcionando uma experiência inovadora e simples para seus clientes. 

www.autocompara.com.br

Serviço

Cliente

Ux /Ui

Santander

Ano

2020

top-view-photo-of-cars-on-road-2413526.j

O Auto Seguros é uma plataforma de cotação que nasceu no Santander, ao identificar a necessidade do mercado em fazer cotações comparativas de seguros de forma prática e 100% online. 

 

O serviço não se limita a apresentação de cotações, mas procura atender de forma completa e prática o cliente que quiser contratar um seguro.

É um marketplace de seguros que busca mudar a relação dos clientes com o consumo desse serviço, tendo como premissa a simplicidade de contratação, linguagem clara e fácil (sem segurês) e uma variedade de produtos que atenda todos os clientes. 

O contexto

O modelo que prevalece no mercado de seguros pode ser descrito como de vendas pesadas, com corretores dedicados a buscar ativamente por clientes e convencê-los de que possuem o melhor seguro, mesmo em plena era digital, onde encontramos ferramentas de comparação de preços a disposição e clientes empoderados. 

Desafio

Transformar o business de comparação de preços e benefícios de seguros em uma plataforma de atendimento 100% digital, proporcionando uma experiência inovadora e simples para seus clientes. 

Objetivos

Gráfico mostrando todos os objetivos: Oferecer um serviço end-to-end, criar produto sem segurês, aumentar o funil de entrada online, melhorar a experiência do usuário

Buscamos a construção da jornada do produto como foco os pontos de contato com o cliente, fizemos um levantamento de steps até a conversão, assim criamos um fluxo simples e intuitivo para facilitar a interação com os cliente e equipes, convidando eles as responder aos questionários que geram a cotação do seguro. Criar uma jornada mais enxuta ajuda a ter uma visão geral do projeto, conseguimos focar em pontos específicos sem perder toda a jornada.

Captura-de-Tela-2020-10-31-às-15.31.55.p

A partir desse ponto começamos a produção de wireframe, afim de descobrir como construir o processo de cotação (3 perguntas) mais amigável e sucinto para o usuário. Esse foi um grande desafio do projeto, cotar um seguro requer muitos dados e verificações com a seguradora, e cada seguradora exige um tipo de dado diferente como obrigatório. O desejo do nosso cliente era transformar um longo formulário em apenas 3 perguntas, a pós vários discoverys, dinâmicas e conversas com o banco, seguradoras e esquie interna abandonamos essa idéia. Resolvemos transformar as três perguntas em três passos: Infomações sobre o carro, usuário, e requisições básicas das seguradoras. Essa é uma jogada bem simples e efetiva de usabilidade: voce pega um foirmulario muito extenso e quebra ele em partes, ajudando o usuário a focar em cada step e a jornada muito menos cansativa.

Tom de voz e microcopy

Um dos elementos de dor mapeados na jornada foi a requisição de informações específicas sobre o veículos, como classe de bônus, chassi, versão do carro e modelo. Entendemos que como ferramenta autônoma de contratação de seguro esse tipo de informação deve ser obtida de maneira fluida, evitando que o usuário pesquisar no google onde encontrar informações contratuais e técnicas sobre o carro, também queremos evitar o dialeto do "segurês", são termos que fazem parte do dia-a-dia de um corretor, em uma cotação de seguro feita pessoalmente o corretor teria que se dispor a explicar os termos e linguagens do "segurês", mas aqui no nosso caso precisamos focar em uma linguagem transparente e fácil de entender. O tom de voz escolhido foi o conversacional, trazendo uma dialética didática, leve e empática para o usuário assim continuamos com o foco em manter uma jornada menos cansativa.

Além do tom de voz de todo o produto, tomamos um cuidado de trazer tooltips e input captions descritivos quando o assunto orbitava o universo do seguro auto informando o usuário e evitando assim uma possível quebra da jornada. 

Captura_de_Tela_2020-10-31_às_19.08.12.
Captura_de_Tela_2020-10-31_às_19.07.50.

Design System

Dentro da jornada de cotação também começamos a descobrir outos aspectos do produto, em Ui começamos uma especulação do que seriam os componentes, uma pequena biblioteca com os elementos principais de uma inteface. Demos propósito e funcionalidade as cores e elementos da marca. 

Adaptar para evoluir. É importante entender que nem todo projeto, necessariamente, pode seguir as expectativas da equipe de design, temos que nos adaptar ao contexto atual do cliente e do mercado.

A boa comunicação é a solução para isso, fazer o cliente participar em pontos chave da concepção e produção criamos um produto mais assertivo e um processo mais dinâmico. 

Mais Cases

bottom of page