Análise heurística Petz
Analise heurística feita pra o e-commerce e app Petz
Serviço
UX
Cliente
Petz
Ano
2022
A Petz É a maior rede de pet shop do Brasil e é especializada em serviços e venda de produtos para animais de estimação e animais domesticáveis exóticos.
Seu e-commerce destaca-se pela variedade de produtos e serviços de assinatura.
Nesse artigo farei uma análise heurística simples usando como método as 10 Heurísticas de Nielsen e levantando possíveis pontos de melhorias da interface do e-commerce e do aplicativo.
Heurísticas
Métricas
Além de apontar as heurísticas é importante entendermos o grau de criticidade delas, assim as classificações de gravidade podem ser usadas para alocar os recursos para corrigir os problemas mais sérios de forma otimizada e também podem fornecer uma estimativa aproximada da necessidade de esforços adicionais de usabilidade assim como um "termômetro" de performance da jornada analisada.

User task
Para parametrizarmos uma tarefa comum do usuário e realizar a análise, ~e importante mapear o fluxo que o suçarios segui~e na jornada. Nao precisa ser um registro complexo mas um guia de facil leitura que deixe claro o incio da jornada e o seu objetivo final passando por possiveis caminhos que o suãrio deve seguir.
Separei os pontos criticos dessa jornada e suas possivei vaireiantes. Assim fica mais facil de categoriazar os momentos da jornada principalmente em jornadas muito extensas e compelxas.

Compilação em Gráfico

Avaliação
Conclusão
Analisando a jornada de conversão da Petz é possível observar que existem poucas falhas de alta criticidade seguindo as principais heurísticas que refletem numa boa usabilidade. Um ponto a ser ressaltado é o fato de não encontramos nenhuma heurística #6 (Reconhecer ao invés de lembrar), o usuário sempre está informado seja em qual parte da jornada está ou estão sempre mostrando as vantagens que a loja oferece. A partir disso, podemos criar hipótese que o excesso de informação é um possível um causador dos maiores números de ocorrências: 8. Estética de design minimalista, é importante considerar que quando entregamos todas as informações possíveis para o usuário de uma só vez, podemos acarretar um efeito oposto onde o layout caba ficando muito poluído e atrapalhando o cognitivo do usuário.
Ainda observando a falta de itens com criticidade nível #6 (Reconhecer ao invés de lembrar), afirmamos o trabalho da equipe no cuidado de criar uma jornada fluida e sem erros que impeçam o usuário de concluir a compra, mas ainda assim, existem pontos a serem melhorados que podem minar a experiência do usuário e até fazer com que outros concorrentes se sobressaiam quando falamos de jornada de compra tanto no app como na web.
Como conclusão de análise podemos afirmar que a Petz (tanto app quanto web) é um e-commerce muito sólido e oferece ao usuário uma jornada sem grandes empecilhos, é necessário manter a solidez e qualidade de usabilidade aplicando um design mais minimalista e focado no que o usuário precisa.Oferecer um grande leque de vantagens e diferenciais de mercado é uma forma saudável de garantir o seu lugar de destaque nesse mercado competitivo, e é necessário buscar apresentar essas vantagens para o usuário de maneira mais fluida na jornada de uma forma que não prejudique o cognitivo dele.