Relatório de workshop missão, visão e valores
Este relatório tem por finalidade apresentar os insumos trabalhados em um workshop colaborativo para maior entendimento da Missão Visão e Valores da Lacrei.
Design Thinking
Design Thinking
Serviço
Design Thinking
Cliente
Lacrei Saúde
Ano
2021

Considerando a lente convergente dos nossos voluntários, foi possível trazer definições de forma colaborativa a fim de construirmos nosso material institucional, e entendemos melhor quem somos, como nos posicionamos no mercado e nossos objetivos a curto, médio e longo prazo.

Usuários & Voluntários
Antes de partirmos para a Missão, Visão e Valores precisamos criar uma contexto para nossas idéias. É importante entender nosso ponto de vista de como entendemos os usuário, quais são suas barreiras, dores e medos, assim como, seus desejos e necessidades.
Nosso objetivo aqui não é criar um viés falso do usuário e sim entendemos nossas expectativas sobre ele além de criar hipóteses comportamentais onde podemos futuramente confirmá-las.
Usuários

Produto digital
Dor: Plataformas pouco amigáveis para a comunidade, produtos com usabilidade ruim
Qualificação de profissionais
Dor: Não encontrar profissionais que compreendam sua realidade, enquanto pessoa lgbtqia+ e não conseguir utilizar um serviço (questão financeira ou falta de profissionais). Não existe qualificação de profissionais para a comunidade. Pessoas que atendam e entendam a complexidade da nossa comunidade.
Impacto social
Dor: Preconceito, discriminação, trans/homo fobia, trazendo falta de saúde fisica e mental, enfraquecimento da comunidade, apagamento das identidades.
Oportunidade: Nosso usuário busca por um produto simples, fácil de usar e seguro. É importante que a plataforma seja acessivél tanto financeiramente quanto de maneira inclusiva.
Oportunidade: Uma plataforma segura para encontrar profissionais capacitados que acolha a comunidade.
O nosso cliente pode avaliar os profissionais.
Temos que direcionar o profissional para um bom atendimento.
Oportunidade: Viabilizar o acesso dos nossos clientes para atendimento seguro e amigável
Voluntários
Dores
Dor: Tempo, falta de conhecimento técnico e falta de conhecimento sobre a comunidade LGBTQIA+ falta de conhecimento sobre o nosso projeto.
Qualificação de profissionais
Dor: Melhorar o conhecimento técnico. Contribuir para a comunidade de maneira positiva.
Oportunidade: Ações de comunicação interna. Onboarding geral e para cada área. workshops para integração e capacitação de equipe. Newsletter. Documentação de fácil acesso.
Oportunidade: Criar metas e transparecer
como estamos evoluindo e como vamos impactar nossa comunidade.
Criar um plano de entregas baseado no que o voluntário sabe e no que ele quer aprender.
Impacto social
Dor: O voluntários querem contribuir de alguma maneira para a comunidade principalmente para pessoas em situações vulneráveis de classes sociais baixas onde a saúde (especializada ou não) não chega.
Oportunidade: Conhecer nosso público, reunir dados sobre a vulnerabilidade da nossa comunidade, definir "tipos”de vulnerabilidade, ser transparente sobre qual o leque social estamos mirando no momento.
Missão Visão Valores
Missão, Visão e Valores são três fatores fundamentais para a elaboração de um Planejamento Estratégico e, mais do que isso: estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia. Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar.
Missão
Antes de partirmos para a Missão, Visão e Valores precisamos criar uma contexto para nossas idéias. É importante entender nosso ponto de vista de como entendemos os usuário, quais são suas barreiras, dores e medos, assim como, seus desejos e necessidades.
Beneficio
Vantagem
Interesse especial
Construir um espaço seguro para a comunidade lgbtqia+
Construir pontes entre profissionais usuários
Amparar a parcela vulnerável da comunidade
Atendimento completo em cada aspecto que o usuário precisa tanto no dia a dia, quanto no em tratamentos e situações especificas
Segurança no atendimento - Evitar constrangimento e trauma (lugar seguro, empatia e acolhimento)
Sobre segurança:
No nosso WS e no decorrer de toda a vida da Lacrei segurança é uma regra e tudo é pensado e construído em volta dela. Fizemos um levantamento sobre os tipos de segurança que devemos atender dentro da Lacrei:
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Segurança de informação
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Segurança de dados
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Segurança dos voluntáries
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Segurança fisica
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Segurança psicológica
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Segurança no atendimento - Medo de constrangimento) Segurança dos profissionais
Frases
"A Lacrei tem interesse em promover o melhor atendimento possível de ponta a ponta, garantindo a satisfação e segurança de todes os envolvides nos atendimentos"
"Ser referência em segurança e confiabilidade na entrega de serviços de saúde e jurídico para a comunidade LGBTQIA+"

Visão
Primeiro é definido um horizonte de planejamento de 3 ou 5 anos?Como gostaria que sua empresa estivesse ao final desse período?
Na resposta acima, seria possível determinar algum tipo de indicador de avaliação e metas numéricas que poderiam ser atingidas nesse período de tempo?
Depois disso laboramos uma declaração em que conste o(s) objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período.
Horizonte de planejamento
Fomentar o mercado
Time diverso
Tecnologia
Ser referência interna e externamente nos indicadores de tecnologia
Também na busca de profissionais da saúde, trabalho e advogades
Que tenhamos um time diverso de profissionais conveniados e do corpo estrutural da plataforma e empresa.
Estimular iniciativas que acolham a comunidade.
Chamar a atenção do mercado para o nosso nicho e como consequência a comunidade ter acesso a serviços e produtos sérios.

Horizonte de planejamento
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Ser reconhecida como referência em qualidade de vida pela ANTRA Ter um score de 100% em ferramentas de avaliação
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Primeiro lugar em busca orgânica no Google
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Ter um NPS alto, ser recomendada pelas pessoas usuárias.
Horizonte a longo prazo
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Oferecer serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade
-
Ter 95% da população LGBTQIAP+ com acesso à saúde
Valores
Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada? Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do seu negócio? Se não, refaça a lista de atitudes
Pessoa
Atitudes
Fala
Uma pessa amigável, casual e respeitosa, que sempre taz leveza e bom humor para situações cotidianas. Em momentos sérios e tensos tende a ser diplomacia
zelosa pela comunidade.
Inovação e ousadia também fazem parte de sua personalidade e sempre procura estar a frente das necessidades
Uma pessoa cuidadosa que inspirar confiança e segurança.
Em sua fala sempre existe empatia, ética e acolhimento. Uma pessoa inteligente que sempre traz suas informações muito bem embasadas em fatos.

Ponto de atenção
A palavra genuína foi repetida algumas vezes neste momento, isso mostra que existe uma lacuna de empresas que se posicionam como LGBTQIAP+ de maneira genuína e não apenas como um chamariz para ganhar público
Sugestão de intensidade das características dominantes
