top of page
icon linkedin
icon instagram
icon dribbble
icon medium

Relatório de workshop missão, visão e valores

Este relatório tem por finalidade apresentar os insumos trabalhados em um workshop colaborativo para maior entendimento da Missão Visão e Valores da Lacrei.

Design Thinking 

Design Thinking 

Serviço

Design Thinking 

Cliente

Lacrei Saúde

Ano

2021

Considerando a lente convergente dos nossos voluntários, foi possível trazer definições de forma colaborativa a fim de construirmos nosso material institucional, e entendemos melhor quem somos, como nos posicionamos no mercado e nossos objetivos a curto, médio e longo prazo.

decorative

Usuários & Voluntários

Antes de partirmos para a Missão, Visão e Valores precisamos criar uma contexto para nossas idéias. É importante entender nosso ponto de vista de como entendemos os usuário, quais são suas barreiras, dores e medos, assim como, seus desejos e necessidades.

Nosso objetivo aqui não é criar um viés falso do usuário e sim entendemos nossas expectativas sobre ele além de criar hipóteses comportamentais onde podemos futuramente confirmá-las.

Usuários

Print do painel no miro mostrando todos os post its respondidos na dinâmica sobre as dores do usuário. No total são mais ou menos 84 post its

Produto digital

Dor: Plataformas pouco amigáveis para a comunidade, produtos com usabilidade ruim

Qualificação de profissionais

Dor: Não encontrar profissionais que compreendam sua realidade, enquanto pessoa lgbtqia+ e não conseguir utilizar um serviço (questão financeira ou falta de profissionais). Não existe qualificação de profissionais para a comunidade. Pessoas que atendam e entendam a complexidade da nossa comunidade.

Impacto social

Dor: Preconceito, discriminação, trans/homo fobia, trazendo falta de saúde fisica e mental, enfraquecimento da comunidade, apagamento das identidades.

Oportunidade: Nosso usuário busca por um produto simples, fácil de usar e seguro. É importante que a plataforma seja acessivél tanto financeiramente quanto de maneira inclusiva.

Oportunidade: Uma plataforma segura para encontrar profissionais capacitados que acolha a comunidade.

O nosso cliente pode avaliar os profissionais.

Temos que direcionar o profissional para um bom atendimento.

Oportunidade: Viabilizar o acesso dos nossos clientes para atendimento seguro e amigável

Voluntários

Dores

Dor: Tempo, falta de conhecimento técnico e falta de conhecimento sobre a comunidade LGBTQIA+ falta de conhecimento sobre o nosso projeto.

Qualificação de profissionais

Dor: Melhorar o conhecimento técnico. Contribuir para a comunidade de maneira positiva.

Oportunidade: Ações de comunicação interna. Onboarding geral e para cada área. workshops para integração e capacitação de equipe. Newsletter. Documentação de fácil acesso.

Oportunidade: Criar metas e transparecer 

como estamos evoluindo e como vamos impactar nossa comunidade.

Criar um plano de entregas baseado no que o voluntário sabe e no que ele quer aprender.

Impacto social

Dor: O voluntários querem contribuir de alguma maneira para a comunidade principalmente para pessoas em situações vulneráveis de classes sociais baixas onde a saúde (especializada ou não) não chega.

Oportunidade: Conhecer nosso público, reunir dados sobre a vulnerabilidade da nossa comunidade, definir "tipos”de vulnerabilidade, ser transparente sobre qual o leque social estamos mirando no momento.

Missão Visão Valores

Missão, Visão e Valores são três fatores fundamentais para a elaboração de um Planejamento Estratégico e, mais do que isso: estas definições são importantes pois servem como direcionadores para todas as decisões a serem tomadas pelos gestores no dia a dia. Elas servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar.

Missão

Antes de partirmos para a Missão, Visão e Valores precisamos criar uma contexto para nossas idéias. É importante entender nosso ponto de vista de como entendemos os usuário, quais são suas barreiras, dores e medos, assim como, seus desejos e necessidades.

Beneficio

Vantagem

Interesse especial

Construir um espaço seguro para a comunidade lgbtqia+

Construir pontes entre profissionais usuários

Amparar a parcela vulnerável da comunidade

Atendimento completo em cada aspecto que o usuário precisa tanto no dia a dia, quanto no em tratamentos e situações especificas

Segurança no atendimento - Evitar constrangimento e trauma (lugar seguro, empatia e acolhimento)

Sobre segurança:

No nosso WS e no decorrer de toda a vida da Lacrei segurança é uma regra e tudo é pensado e construído em volta dela. Fizemos um levantamento sobre os tipos de segurança que devemos atender dentro da Lacrei:

  • Segurança de informação

  • Segurança de dados

  • Segurança dos voluntáries

  • Segurança fisica

  • Segurança psicológica

  • Segurança no atendimento - Medo de constrangimento) Segurança dos profissionais

Frases

"A Lacrei tem interesse em promover o melhor atendimento possível de ponta a ponta, garantindo a satisfação e segurança de todes os envolvides nos atendimentos"

"Ser referência em segurança e confiabilidade na entrega de serviços de saúde e jurídico para a comunidade LGBTQIA+"

Print do painel no miro mostrando todos os post its respondidos na dinâmica sobre o que almejamos para o usuário. No total foram mais ou menos 48 post its

Visão

Primeiro é definido um horizonte de planejamento de 3 ou 5 anos?Como gostaria que sua empresa estivesse ao final desse período?

Na resposta acima, seria possível determinar algum tipo de indicador de avaliação e metas numéricas que poderiam ser atingidas nesse período de tempo?

Depois disso laboramos uma declaração em que conste o(s) objetivo(s) que a empresa irá atingir durante o período.

Horizonte de planejamento

Fomentar o mercado

Time diverso

Tecnologia

Ser referência interna e externamente nos indicadores de tecnologia

Também na busca de profissionais da saúde, trabalho e advogades

Que tenhamos um time diverso de profissionais conveniados e do corpo estrutural da plataforma e empresa.

Estimular iniciativas que acolham a comunidade.

Chamar a atenção do mercado para o nosso nicho e como consequência a comunidade ter acesso a serviços e produtos sérios.

Print do painel no miro mostrando todos os post its respondidos na dinâmica sobre como enxergamos o produto. No total foram 32 post its

Horizonte de planejamento

  • Ser reconhecida como referência em qualidade de vida pela ANTRA Ter um score de 100% em ferramentas de avaliação

  • Primeiro lugar em busca orgânica no Google

  • Ter um NPS alto, ser recomendada pelas pessoas usuárias.

Horizonte a longo prazo

  • Oferecer serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade

  • Ter 95% da população LGBTQIAP+ com acesso à saúde

Valores

Se sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada? Essa lista de atitudes poderia servir como a lista de valores do seu negócio? Se não, refaça a lista de atitudes

Pessoa

Atitudes

Fala

Uma pessa amigável, casual e respeitosa, que sempre taz leveza e bom humor para situações cotidianas. Em momentos sérios e tensos tende a ser diplomacia

zelosa pela comunidade.

Inovação e ousadia também fazem parte de sua personalidade e sempre procura estar a frente das necessidades

Uma pessoa cuidadosa que inspirar confiança e segurança.

Em sua fala sempre existe empatia, ética e acolhimento. Uma pessoa inteligente que sempre traz suas informações muito bem embasadas em fatos.

Print do painel no miro mostrando todos os post its respondidos na dinâmica mostrando o ponto de vista dos voluntários sobre a marca. São cerca de 60 respostas.

Ponto de atenção

A palavra genuína foi repetida algumas vezes neste momento, isso mostra que existe uma lacuna de empresas que se posicionam como LGBTQIAP+ de maneira genuína e não apenas como um chamariz para ganhar público

Sugestão de intensidade das características dominantes

Spider chart da intensidade e caracteristicas da marca

Mais Cases

bottom of page